Primeiro programa no Matlab

Apresentação da interface do Matlab, destacando as principais abas que mais serão utilizadas.

Após familiarizar com o software, vamos dar início ao nosso primeiro programa.
Abra o Matlab e clique em New M-File para criarmos um novo editor de texto, neste editor é que iremos criar toda a estrutura do programa. O M-File é semelhante a aba Command Window pois os 2 tem o poder  de executar as funções criadas, mas o M-File permite salvar toda a estrutura do programa para ser aberto quantas vezes for necessária.

No Editor vamos desenvolver um programa que irá ler um arquivo de texto(xyzi.txt) que contém as coordenadas X, Y, Z e as respectivas intensidades para gerar a imagem de intensidade.

Digite no Editor os comandos conforme apresentado na figura abaixo, lembrando que tudo que está representado com o símbolo da porcentagem (%) o programa reconhece como comentário, ou seja, não fará parte dos comandos que serão executados.

Após desenvolver a estrutura do programa, é necessário salvar o arquivo do Editor acessando File>Save As…. e determinar o local para salvar o arquivo do formato .m

Para Executar o programa clique em Run teste

Volte para a interface inicial do Matlab e perceba que na aba Workspace estão presentes as respectivas matrizes que criamos. Para realizar a visualização de uma delas basta clicar 2 vezes sobre a variável desejada. Note a visualização do arquivo que importamos (txt) representado pela variável A (147279 linhas x 5 colunas).

Perceba que o Matlab também criou uma nova janela determinada Figure 1 que representa a imagem de intensidade gerada a partir do arquivo “xyzi.txt”

Então é isso, nosso primeiro programa foi desenvolvido, caso interessem no arquivo utilizado basta clicar aqui . O arquivo disponível para download se encontra no formato doc ao baixá-lo transfira todos os dados a um bloco de notas e salve com o nome “xyzi.txt”

Qualquer dúvida ou correção entre em contato.

Twitter @A_Juni0r

e-mail: aro_junior@hotmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s