Fusão de imagens no Spring

Abra o Spring e adicione as bandas de interesse, para o exemplo utilizaremos as bandas etm3, etm4 e etm5 nos canais B, G e R respectivamente.

Para realizar a Fusão primeiramente temos que realizar a transformação RGB para IHS acesse:
Imagem>Transformação IHS <-> RGB

Na Janela de Transformação IHS <-> RGB em Transformações marque a opção RGB -> IHS
nos Planos de Entrada inicie clicando em R e perceba que aparecerá a janela Categorias e Planos, nesta janela iremos atribuir a banda ao seu respectivo canal de cor, no primeiro passo o canal R recebe a banda etm5, clique em Executar para relacionar a banda ao canal.

Realizar os procedimentos para as bandas etm4 e etm3 relacionando aos canais G e B respectivamente. Após realizar os procedimentos feche a janela Categorias e Planos e volte a janela Transformação IHS <-> RGB note
que nos Planos de Entrada encontra-se as definições realizadas.
Em PI de Saída atribua um nome de saída.
A escolha do Tamanho do Pixel de Saída pode optada pelo R, G ou B, pois todos tem o mesmo tamanho de pixel (30 metros), mantenha a definição 8 bits sem sinal (0 …255) e clique em Executar.


Feche todas as janelas auxiliares que aparecer e adicione a banda pancromática. O próximo passo é realizar a transformação de IHS para RGB se atentando em atribuir a banda pancromática no lugar da imagem de intensidade (I). Acesse novamente a Janela Transformação IHS <-> RGB, mas agora em Transformações marque a opção IHS -> RGB. Os procedimentos são semelhantes aos que fizemos na opção RGB -> IHS.
Note: nos Planos de Entrada em I atribuímos a banda pancromática, em H atribuímos  etm_H e
em S atribuímos etm_S. Marque no PI de Saída a opção I, pois a banda que se encontra no I agora possui uma resolução de 15 metros, ou seja,  imagem final terá esta resolução de 15 metros, mantenha a definição 8 bits sem sinal (0…255) e clique em Executar.

Novamente Feche todas as janelas auxiliares que aparecer.
Para observar nosso resultado, na aba Principal do Spring faça a composição com as bandas iniciais e realize o contraste linear. Na aba Auxiliar faça a composição com as bandas fusionadas realize o contraste linear e perceba a diferença entre as imagens.

Qualquer dúvida ou correção entre em contato.

Twitter @A_Juni0r
e-mail: aro_junior@hotmail.com

Anúncios

4 Respostas

  1. Nathália

    Apesar de não ter entendido nada gostei do seu progresso em relação aos estudos. Estou orgulhosa de você meu querido amigo!
    Beijo, que Deus te abençoe.

    30/10/2011 às 7:21 PM

  2. Hola, les quiero presentar http://www.fondos2k.com, es un sitio donde pueden bajar increíbles fondos de pantalla y dejar tu computadora todavía mas atractiva.

    24/11/2011 às 7:07 AM

  3. Bruna Vieira

    Prezado,

    Gentilmente lhe peço ajuda para esclarecer uma dúvida a respeito do que foi exposto. Ao trabalhar com as imagens do LandSat7, a conversão de IHS para RGB no Spring resulta numa imagem final não fusionada. Há pequenas distorções entre a pancromática e as demais bandas utilizadas (3B4G5R). Saliento que a imagem foi georeferenciada.
    Na sua opinião, qual falha estou cometendo?

    Grata,
    Bruna.

    05/12/2011 às 10:44 AM

  4. Bruna as bandas espectrais do Landsat costumam vir co-registradas mas é sempre bom verificar se elas realmente estão registradas entre si. Te peço para encaminhar as bandas 3, 4, 5 e a Banda Pan (BRUTAS) para o email: aro_junior@hotmail.com que irei verificar se está acontecendo algum problema em seus processamentos.
    Mas antes de enviar, confirme se realmente ao realizar a reversão de IHS para RGB
    se você selecionou em I a banda Pan e escolheu o tamanho do pixel de saída de 15 metros

    05/12/2011 às 10:55 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s