Interação ArcGIS/AutoCAD – Parte 1

Será demonstrado neste tutorial a interação de 2 softwares (ArcGIS/AutoCAD) que será dividido em 2 partes. Sabemos que o ArcGIS é um software com grande potencialidade quando se trata de organização, representação e manipulação de dados, mas deixa um pouco a desejar na questão de vetorização. Portanto é mais prático utilizar o AutoCAD para realizar esse processo de vetorização e depois exportar os dados para o ArcGIS para trabalhar com o banco de dados.

Na primeira parte desse tutorial utilizaremos o software Autocad Map 2009.

Iniciaremos aprendendo a importar um arquivo Shapefile (shp) no Autocad. Para importar acesse o menu Map>tools>Import

Na nova janela, basta localizar a pasta onde se encontra o arquivo, selecionar o shape desejado e clicar em OK.

Ao clicar em ok, abrirá uma nova janela aonde iremos configurar para que o shape seja importado com seus atributos (dados/informações). Na Opção “Data” em Import properties for each layer imported clique em   ao lado de <None>. Em Attribute Data estará marcado a opção Do not import attribute data marque a opção Create object data e em seguida clique em Select Fields… A Janela Object Data Mapping é aonde seleciona os atributos que serão importados, desmarque apenas a opção FeatId, pois este dado é uma numeração que o ArcGIS utiliza para vincular os dados da tabela aos objetos e não será utilizado no AutoCAD.

Após estas etapas, basta clicar em ok até voltar a esta janela:

Note que na opção “Data” já apareceu a especificação da configuração que acabamos de realizar, um detalhe bastante importante é marcar a opção Import Polygons as Closed Polylines para importar apenas o perímetro dos polígonos.

Agora basta esperar os arquivos serem carregados. E a etapa de importação já foi realizada, caso os arquivos não apareça na tela, utilize o comando z(Zoom) <ENTER> e(Extents) <ENTER>.

Agora para conferir se realmente os dados vieram certos basta ativar a aba Properts e clicar em cima do objeto que se deseja saber as informações

Chegamos ao fim da primeira parte do nosso tutorial, espero ter colaborado para o aumento do conhecimento de vocês.

Amarildo Junior – Geoprocessamento/ IFG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s