Fatiamento de imagens e Transformação Raster para Vetor – ArcGIS 9.3

A partir de uma imagem de NDVI representada no intervalo[-1,1] será realizado no ArcGIS 9.3 o fatiamento desta imagem e a partir deste fatiamento transformar estes valores encontrados de forma matricial para a forma vetorial, possibilitando calcular sua respectiva área. Iniciaremos abrindo uma imagem de NDVI no ArcGIS.

Após abrir a imagem, acesse: Spatial Analyst > Raster Calculator …para abrir a ferramenta que realizará o fatiamento na imagem.

Agora basta definir o intervalo de interesse, como exemplo iremos determinar valores maiores ou igual a 0.55 intervalo que representará a presença de vegetação. O procedimento é simples, basta selecionar a imagem a ser fatiada (Calculation) a operação desejada (>=) e o valor de interesse (0.55), após definida a operação basta clicar em Evaluate.

Como resultado teremos uma imagem classificada com a presença de vegetação (verde) e ausência de vegetação(magenta). Para melhor maunuseio das imagens foi Atribuino a imagem Calculation o nome de NDVI. É importante conferir se nossos resultados realmente se encontram no intervalo estipulado, para isso acesse a ferramenta Identify, selecione a imagem de NDVI em Identify From e clique na classificação que representa a presença de vegetação e verifique se realmente encontra-se no intervalo determinado.

Depois da conferência, vamos reclassificar a imagem para determinar apenas a área de interesse, acesse: Spatial Analyst >Reclassify em Input raster: selecione a imagem a ser reclassificada, em Set values to reclassify iremos configurar o que será representado e em Output raster busque a pasta aonde deseja salvar o arquivo de saída, clique em Ok.

O resultado gerado tem que ser convertido em vetores para ser possível calcular a área. Atribuimos o nome a este novo arquivo de vegetação, caso tenha uma composição RGB desta área de estudo, pode-se realizar comparações para verificar se os arquivos gerados são realmente vegetação.

A conversão é realizada acessando: Spatial Analyst>Convert>Raster to Features…
Na janela do Raster to Features, em Input raster selecione o arquivo raster a ser convertido para vetor, em Output geometry type escolha a geometria de saída do vetor (point, polygon ou polyline) e em Output features escolha a pasta a ser salvo o arquivo e clique em Ok.

 O arquivo de vetor foi gerado, atribuimos o nome de Vegetação_Vetor para facilitar sua identificação

 Para finalizar vamos abrir a tabela de atributos, adicionar uma colula denominada AREA_KM² para calcular a área destinada a vegetação nesta determinada área de estudo.Clique com o botão direito do mouse sobre Vegetação_Vetor e acesse Open Attibute Table na janela Attributes of … abra o menu Options e clique em Add Field… na Janela Add Field determine um nome e um tipo para a coluna, em nosso exemplo utilizaremos AREA_KM² e o Tipo Double, clique em Ok.

Note que aparecerá a coluna que criamos na tabela. Para calcular a área temos que iniciar a edição para este shape, portanto minimize a tabela acesse a ferramenta Editor e clique em Stard Editing, selecione o shape Vegetação_Vetor e clique em Ok.

Agora estamos aptos para calcular a área desejada, maximize a tabela de atributos clique com o botão direito do mouse sobre a coluna criada e acesse a ferramenta Calculate Geometry… em Property selecione Area e em Units selecione Square Kilometers [sq km], ao clicar em Ok a área será calculada.

 Chegamos ao final de mais um tutorial, espero que tenham gostado.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.